sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um resumo da salvação.

Resumo da salvação.

O Arrependimento, como vimos, é o primeiro elo da cadeia da salvação. Quando uma pessoa reconhece o seu pecado e se afasta dele, confessando-o a Deus, ela evidencia o verdadeiro arrependimento. O próximo vínculo na cadeia é a fé em Cristo. Aprendemos que a fé em Cristo é o ato e a atitude voluntária de uma pessoa ao colocar a sua confiança total em Jesus Cristo, deixando que Ele controle as suas ações. Com o arrependimento nós nos afastamos do pecado e com a fé nós nos voltamos para Deus. Quando uma pessoa assim faz ela experimenta a conversão.
As provisões de Deus, incluem a regeneração e a justificação. A regeneração é o ato de Deus que dá vida espiritual ao pecador arrependido quando ele recebe o Senhor Jesus Cristo. Esta transformação instantânea e sobrenatural que acontece, por meio do Espírito Santo, na vida daquele que crê, chama-se o novo nascimento. Paralelamente a esta mudança, Deus justifica o crente, pela sua graça abundante, perdoando todos os seus pecados e aceitando-o como justo na sua presença. Além disso, o Pai celestial nos coloca na família, mediante a adoção, fazendo-nos seus filhos adotivos com todos os privilégios que acompanham essa posição. Ficamos unidos com Cristo, ou em Cristo, para produzir bons frutos e para que os frutos permaneçam.
Portanto, na regeneração a pessoa recebe uma nova natureza. Na justificação recebe uma nova posição perante Deus e na adoção ela recebe uma nova relação com Deus.
Depois temos a santificação, ou seja, por causa da obra de Cristo em nós somos chamados a responder vivendo em santidade. Refere-se a necessidade de sermos separados do pecado e separados para Deus em completa dedicação. Ao nascermos de novo recebemos uma santificação posicional providenciada por Deus em Cristo. Conseqüentemente, nosso novo estilo de vida requer que andemos no Espírito e esta experiência resulta numa transformação progressivaem que chegamos a ser cada vez mais semelhantes a Cristo e a ter um conhecimento cada vez mais completo de Deus.
Por último estamos considerando o nosso destino final, quando nos reuniremos todos juntos na presença de nosso Salvador. Este é o aspecto final da nossa salvação esperada ansiosamente por toda a criação: nossa glorificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário