domingo, 11 de setembro de 2011

A RAINHA ESTER E SUA HISTÓRIA - ATENDA O CHAMADO DE DEUS


Jovem órfã judia, da tribo de Benjamim, cujo nome hebraico era Hadassa (que significa “Murta”); descendente dos deportados de Jerusalém junto com o Rei Joaquim (Jeconias), em 617 AEC. (Est 2:5-7) Era filha de Abiail, tio de Mordecai. (Est 2:15) Seu guardião era seu primo mais velho, Mordecai, um dos “servos do rei que estavam no portão do rei”, do palácio em Susã, durante o reinado do rei persa Assuero (Xerxes I, no quinto século AEC). (Est 2:7; 3:2) Depois de Assuero ter deposto a rainha Vasti por sua desobediência, ele ordenou que se ajuntassem todas as virgens belas para um período de massagens especiais e de tratamento de beleza, a fim de que o rei pudesse escolher uma delas para substituir Vasti como rainha. Ester estava entre as levadas à casa do rei e confiadas aos cuidados de Hegai, guardião das mulheres. Segundo a orientação de Mordecai, ela manteve em segredo que era judia. (Est 2:8, 10) Ester foi escolhida como rainha no sétimo ano do reinado de Assuero. (Est 2:16, 17) Ela sempre mantinha contato com Mordecai, seguindo os conselhos dele. Falou ao rei em nome de Mordecai, quando este descobriu uma trama contra o rei. — Est 2:20, 22.
No 12.° ano de Assuero, Hamã, o agagita, que era primeiro-ministro, planejou o aniquilamento de todos os judeus nos 127 distritos jurisdicionais do império. Recebeu autorização do rei para emitir um decreto para executar isso. (Est 3:7-13) Seguindo a informação e o conselho de Mordecai, Ester revelou ao rei a intenção iníqua da trama de Hamã. A reação de Hamã aumentou a fúria do rei, e Hamã foi pendurado num madeiro. (Est 4:7-7:10) O rei, a pedido de Ester, emitiu um segundo decreto, autorizando os judeus a lutar pela sua vida no dia marcado para a matança deles. (Est 8:3-14) Por causa do edito do rei e por medo de Mordecai, que substituiu Hamã como primeiro-ministro, os governadores e autoridades do império ajudaram os judeus a obter uma vitória completa sobre os seus inimigos. (Est 9) As instruções de Mordecai, confirmadas por Ester, ordenaram aos judeus celebrar anualmente a Festa de Purim, costume guardado até o dia de hoje. — Est 9:20, 21, 29.
Embora o livro de Ester não mencione o nome de Deus, é evidente, das ações de Mordecai e de Ester, que ambos eram servos fiéis do verdadeiro Deus. Ester demonstrou ter as qualidades de quem confia na lei de Deus. Ela era “bonita de figura e bela de aparência” (Est 2:7), no entanto, mais importante é o fato de que ela manifestava o adorno da “pessoa secreta do coração, na vestimenta incorruptível dum espírito quieto e brando”. (1Pe 3:4) Por isso, obteve o favor de Hegai, guardião das mulheres, bem como do próprio rei. Ela não achava que adornos ostentosos fossem a coisa importante, e, por conseguinte, “não solicitou nada senão o que Hegai . . . passou a mencionar”. (Est 2:15) Usou de muito tato e autodomínio. Era submissa ao seu esposo, Assuero, dirigindo-se a ele com tato e respeito, quando a vida dela e a do seu povo estavam em perigo. Mantinha-se calada quando era sábio fazer isso, mas falava firme e destemidamente quando era necessário, e na hora certa. (Est 2:10; 7:3-6) Aceitava os conselhos de seu maduro primo Mordecai, mesmo quando segui-los punha em perigo a sua própria vida. (Est 4:12-16) Seu amor e sua lealdade para com os do seu povo, os judeus, que também eram o povo pactuado de Deus, foram demonstrados quando ela agiu a favor deles.

Fonte: bibliotecabiblica.blogspot


DIGA SIM AO CHAMADO DO REI

Ester 1:10 e Ester 2:16


Resumo e conclusões

O livro de Ester foi escrito durante o tempo em que decorreu o término do templo até à missão de Esdras (516 a 458 a.C).
Quem ocupava o trono nesta ocasião era Assuero , filho de Dario mencionado em Esdras(Dario Hitaspes). Este rei deu um grande banquete em seu palácio , provavelmente , um banquete que tinha como finalidade, inaugurar a expedição do rei à Grécia .
Vasti era o nome da esposa do rei , a qual reinava com ele sobre toda a Pérsia , e nas suas mãos já estavam o domínio da metade do reino , na palavra persa o nome Vasti , significa "o mais excelente" .
No costume persa , ser chamado a presença do rei era uma ordem rígida e não um convite , nem mesmo a rainha poderia entrar na presença do rei , sem que por ele tivesse sido chamada. No último dia do banquete , tal convocação foi feita a rainha Vasti , que recusou ao chamado . Naquele dia , ao mesmo tempo em que o rei fazia seu banquete no salão nobre do Palácio , ela fazia seu próprio banquete , às mulheres do reino .
O texto diz que Assuero se inflamou de ira , sentiu-se humilhado , desonrado perante seus convidados e súditos (Ester 1 :12) . O desprezo da Rainha Vasti , tornou-se público em toda a província dos medos e dos persas , e foi promulgada uma lei (Ester 1:19) irrevogável , a qual Vasti jamais poderia entrar na presença do Rei .
Foi sugerido ao rei , que arrumasse para si uma esposa que dignificasse a autoridade dele . Então, o rei convocou comissários , pra que fossem em toda a província , e trouxessem à sua presença moças virgens , formosas e de boa aparência (Ester 2:2).
Ester , uma judia criada pelo seu tio Mordecai , foi levada a casa do rei , e a mesma pareceu formosa aos olhos do rei , passado os 12 meses de preparação , o rei amou Ester , e colocou sobre sua cabeça a coroa real , e a fez rainha no lugar de Vasti (Ester 2:17) . A ester , foi passado a metade do reino Persa , e ela alcançou favor de todos o que a viam .

Aleluiaaaaaa! A palavra de Deus é algo fascinante. Como nos deliciamos com essas histórias e aprendemos com elas.

O que podemos absorver deste texto ?

Neste texto , a figura do rei Assuero simboliza Jesus , o Rei dos Reis , e a rainha Vasti simboliza a Igreja (cristãos ).
Jesus , não nos faz somente um convite para entrarmos na sua presença , mas nos faz uma convocação santa , isso quer dizer: " É Pegar ou Largar" .
Quantas pessoas , são convocadas para um grande Projeto de Deus , foram chamadas em Jesus , e quando Jesus diz : É agora . Recuam , e não entram na presença d'Ele . Deus , não tem prazer na alma que retrocede.
Afinal , Vasti tinha um missão junto ao rei Assuero . O que deve ter passado na mente dela ? Talvez pensou que ele não iria achar ruim recusar , já que estavam juntos a tanto tempo e que ele entenderia sua indisposição.
Amadas !! Não devemos esquecer das primeiras obras , devemos lembrar-nos de onde Jesus nos tirou , e amá-lo com todas as nossas forças .
Fomos lavadas(os) pelo sangue de Jesus , temos livre a acesso a salvação , mas não podemos brincar com o chamado , e para cumpri-lo há um preço a ser pago , primeiro de submissão a vontade d'Ele , santidade e renúncia .
Infelizmente , são poucos os que tem ouvidos espirituais hoje em dia , devido aos muitos interesses próprios .
Muitos dos que aceitaram Jesus , e quando ainda estavam no primeiro amor queriam ir à África , a Índia , à China (Comunista),
queriam ser pastores , missionários e , ao caminhar com Cristo Jesus , vêem que para manter a chama acesa deve-se buscar do fogo , e este fogo é conquistado na presença do rei com o coração quebrantado .
A atitude de Vasti , foi uma atitude de relaxo e desdém ao Reino.
Deus nos chamou para o servimos e , de antemão já preparou as obras para que andássemos nelas .
Lembro-me , de uma palavra do Pr. Pio em um culto que me impactou : _ "Eu não ligo que falem de mim ou tentem tocar-me , mas , não toquem , não mexam com a obra que Deus colocou em minhas mãos , por que aí eu viro um leão ".
A obra , o propósito , ao qual Deus nos chamou , é pra honrar e glorificar o nome do Senhor , e muitas vidas serão alcançadas , seja na Igreja , seja no seu trabalho , seja na sua vizinhança , onde ele te colocar .
Cumpra seu chamado em todos os âmbitos . E saiba de uma coisa :_ Deus esmagará todos que tentarem impedir seu chamado. Porque Deus zela em cumprir todas as suas promessas .
Sossega querida ,continua orando e crendo . Não desista não !!

Você sabe o qual é o teu chamado , ou o que Deus quer de você ?
Comece no pouco e ele te honrará.
Lembrei de Rebeca , ao receber o chamado para sair da sua terra e, ir ao encontro do seu futuro esposo Isaque , ela respondeu ao chamado dizendo : _ Eu irei (Gn 24:52)  
E você o que diz para Jesus hoje ?
Assim como Deus levantou a Ester para reinar com Assuero , Deus levanta outra pra reinar no seu lugar , caso você não queira , há um propósito , há uma promessa .
Por isso andemos no Espírito e não na carne (Gal 19:16), que possamos ouvir o que o Espírito diz á nós , Igreja do Senhor (apoc.2:29 ) .
Não deixe que tomem a tua coroa , não deixe que tirem o que Deus já te deu por herança.
Diga sim ao chamado do Senhor e saiba que , a tua vontade não é tão perfeita quanto a vontade de Deus . Renda-se ao Chamado de DEUS em sua vida enquanto é tempo.
Deus Único Senhor e Salvador!

Prª Fatima Lis





EQUIPOTEL 2011


http://www.equipotel.com.br/