quinta-feira, 19 de julho de 2012

CIABATTA


CIABATTA

(Ciclo Amassar / Massa e Assar)

*Esta receita é dividida em duas etapas, pois só assim é possível conseguir o resultado de um verdadeiro pão ciabatta, com as caracteristicas, sabor e aromas ideais.

1ª Etapa:
1/4 colher de chá de fermento biológico granulado seco
1 xícara de água
1 e 1/2 de xícaras de farinha de trigo

Coloque na forma da máquina a água, a farinha e o fermento, programe o ciclo Amassar ou Massa, deixe bater até ficar uma mistura homogênea, depois desligue a máquina e deixe-á fechada até o dia seguinte (12 horas de descanso). O resultado será uma mistura pegajosa, com cheiro azedo e ligeiramente espumante. Acrescente à esta liga os ingredientes abaixo:

2ª Etapa:
1 colher de chá de fermento biológico ganulado seco
1 e 1/2 colheres de chá de sal
3/4 xícara de água
1 colher de sopa de azeite de oliva
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

Programe o ciclo Amassar ou Massa e deixe finalizar todo o ciclo, assim que a massa crescer programe o ciclo Assar, ou se desejar divida a massa em 4 partes e faça pães menores, enfarinhe-os, modele na ssadeira achatando-os com as pontas dos dedos, deixe crescer um pouco e leve para assar em forno convencional

Dica: Para ficar com a aparencia da padaria coloque uma forma baixa com meio centímetro de água quente dentro ou borrife água dentro do forno umas 4 a 5 vezes enquanto o pão é assado, pois o vapor criará a atmosfera ideal para o pão ficar perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário