quinta-feira, 19 de julho de 2012

PÃO EUROPEU RECHEADO (FERMENTAÇÃO NA ÁGUA)


PÃO EUROPEU RECHEADO (FERMENTAÇÃO NA ÁGUA)

***Ví este pão no programa Manhã Maior da RedeTV, e simplesmente não resisti, adorei a receita e resolvi partilhar com vocês, coloquei o vídeo ao final, espero que gostem!

(Ciclo Amassar / Massa)

Massa:
500g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
50ml de azeite
280ml de água (aproximadamente)
2 tabletes de fermento biológico (usei 2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco)

Recheio:300g de peito de peru defumado
200g de queijo provolone

Adaptei o preparo para a máquina de pão então fiz assim:
Coloquei todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento, programei o ciclo Amassar ou


 Massa e deixei somente até a massa misturar mesmo, sem deixar sovando, como é ensinado no vídeo, depois dividi a massa em 3 pedaços, fiz bolas e deixei descansar por 10 minutos coberto com um plástico, abri a massa e coloquei o recheio, depois deixei descansar em uma vasilha com água e gelo por 1 hora, retirei os pães e passei na farinha de trigo, arrumei na assadeira, usei uma assadeira antiaderente, mas acho que pode ser nas normais sem necessidade de untar pois vai bastante farinha por fora. Faça cortes em cima e leve ao forno à 200ºC por 30 minutos. O resultado é magnífico, lembra aqueles pães bem lindos de padarias alemães e italianas.

Dicas: Pelo que senti da massa, acredito que dê para encrementar de uma forma mais "integral", substitua de cerca de 150gr de farinha branca por farinha integrais de sua preferência, pode ser a farinha de trigo integral, farinha de centeio, aveia em flocos finos... e você também pode adicionar grãos como gergelin, linhaça, amaranto, girassol... vou repetir a receita com este ítens com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário