Postagens

Mostrando postagens de Agosto 27, 2012

PLANTINHA DA MINHA VIDA

Imagem
ESSA PLANTINHA É A MUDANÇA NA MINHA VIDA. 

PORONGO PARA CUIA GAÚCHA

Imagem
PorongoPra quem não conhece, assim que nasce uma cuia para

o chimarrão.


A ERVA-MATE E O PORONGO
O Porongo, propriamente dito, já era conhecido pelos Índios Guaranis no ano de 1580, quando então receberam os Jesuítas de Manoel da Nóbrega que prontamente se apresentaram para vir ao Guairá. Eles serão os pioneiros da Companhia de Jesus no Paraguai, eles, os Jesuítas da província de Portugal. Sofreram rivalidades e acusações infundadas, prisão, ferro e humilhações. Estiveram quase perto de Porto Alegre, pois andaram na Aldeia dos Anjos (hoje Gravataí), foram embrulhados devidamente pelo astuto Cacique Anjos, e só desistiram do sul porque eles iam fatalmente entrar em choque de interesses com os Jesuítas Castelhanos, que desde Lima, Peru, avançavam pelo sul e para o leste. Pois foi no Guairá que os Jesuítas encontraram a "Erva do Diabo", uma droga que tirava o cansaço dos índios e fazia com que não sentissem a fome e até excitava-os sexualmente. Era muito fácil fazer o tal c…

CHIMARRÃO

Imagem
CHIMARRÃO Uma das maneiras de fazer um gostoso chimarrão

Colocar erva na cuia , 2/3 da sua capacidade


Tapando a boca da cuia com a mão, procura-se, com a cuia de boca para baixo, através de leves movimentos para cima e para baixo, separar os talos e palitos da erva-mate propriamente dita






Inclina-se a cuia mais ou menos 45º e retira-se a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior (cestinho da cuia), formando uma trama que facilitará a entrada de água na peneira da bomba.





Na mesma posição anterior despeja-se água fria ou morna (água fervente queima o mate, dando um gosto amarguento) até o topete da erva, que não deverá ser molhado. Aguarde até que a água seja absorvida (2 a 3 minutos




Tapando o bocal com o polegar, introduz-se a bomba no lado cheio d'água da cuia, até o fundo do cestinho.Com movimentos de pulso, procura-se a melhor posição, para que a bomba fique firme. Retira-se o polegar e observa-se o nível da água, que deve baixar alguns milímetros. I…

TUDO DE BOM

Imagem
Amo pinhão e meu esposo não fica mais sem o chimarrão. Tudo de bom...



A decepção

Imagem
Olá pessoal, quem não já se decepcionou com amigos, cada dia que passa me decepciono mais ao descobrir o caráter de algumas pessoas.  Aff... Mas tudo serve como lição de vida, um enorme aprendizado para nós.