sábado, 27 de outubro de 2012

Rei Salomão


SALOMÃO
3º Rei de Israel
1023-983 a.C.
(40 anos)
O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da palavra Shalom, que significa "paz", tem o significado de "Pacifico". Foi adicionalmente chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25)

O rei Salomão recebe a famosa rainha de Sabá, quando pratica o famoso julgamento entre as duas mulheres que reivincavam a maternidade de uma mesma criança . . . 
Salomão demonstrando ter grande sabedoria que lhe vinha do alto, ordenou ao soldado que dividisse a criança ao meio, quando uma das mulheres atirou-se sobre a criança para lhe proteger . . .
Então, o rei Salomão ordenou ao soldado:  "Entrega a criança a essa que está sobre a criança (sua verdadeira mãe) e mata essa falsa mãe, que não se importou com a injustiça que seria feita."
Idealização do Templo de Salomão
Ordenou a construção do Templo de Jerusalém, no seu 4.º ano, também conhecido como o Templo de Salomão, levado a efeito por Hiram Abiff, segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas. Depois disso, mandou construir um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas. A descrição do seu Trono era exemplar único em seus dias. Mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como diversas cidades fortificadas e torres de vigia.
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É um personagem bíblico envolto em muitos mitos e lendas extra-bíblicas.
Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado por 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel (formado por 10 Tribos), ao Norte.
TEMPLO de SALOMÃO
1012-587 a.C.
(425 anos)
O Templo de Salomão (no hebraico בית המקדש, Beit HaMiqdash), foi edificado o primeiro Templo em Jerusalém sob o monte Muriá (onde DEUS ordenou que Abraão sacrificasse seu filho Isac), construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a JAVÉ, Deus de Israel e onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como korbanot.
 
Vista 2

Vista 3

No Templo de Salomão havia o: 
Átrio exterior, onde permanecioam os gentios e as mulheres;
Átrio interior (ou lugar santo), onde permaneciam os homens;
Santíssimo (ou lugar santíssimo) onde estava a
Arca do Conserto (Arca da Aliança), que continha as
duas tábuas da "Lei de Deus" (dos Dez Mandamentos),
um vaso (chamado gômer) que continha o MANÁ
e ao lado a Vara de Abraão (que floreceu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário