quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CENTRALIZAÇÃO DA SALVAÇÃO


CENTRALIZAÇÃO DA SALVAÇÃO




 (2 Co 6.2)

(porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação). Sobremodo:extraordinariamente, excessivamente; além da medida; muito e sobremaneira. Agora: (advérbio) neste momento, neste instante, nesta ocasião; atualmente, presentemente, há pouco tempo, há poucos instantes, na época em que estamos, atualmente, daí em diante. Agora está associada a “oportunidade”.  Essa condição seguramente exige decisão.


Preâmbulo: O que esta de moda é a descentralização dos governos cívicos, deveria ser assim também com os governos eclesiásticos, para não concentrar em um só homem todo o poder. Já no tema da Salvação ele deve estar centralizado.


I – ELA É O CENTRO DA HISTORIA

1.    Na pessoa de Jesus a historia se divide: Em antes e depois de Cristo. Nenhum outro personagem foi tão influente como Jesus.

2.    A historia da Teantropia: Teantropia é a historia do Salvador, a historia de Deus feito homem. Foi fecundado por obra do Espírito Santo em Maria.

3.    A historia de Buda: Duda um personagem real, por nome de Sidartha Gautama, nasceu de 500 anos a.C. e morreu aos 80 anos de vida, mas não ressuscitou.

4.    Jesus é o autor da Salvação: Duda não teve a idéia de fundar a Igreja como fez Jesus a “Minha Igreja” até então não existia igreja. A definição de Ekklesia – Significa: A preposição ek, fora, e um verbo, kaleo, chamar. Significa chamar para fora.

5.    As outras religiões: São apenas sistemas de filosofia, meditação e sofrimentos penitenciosos.


II – ELA É O CENTRO DAS DOUTRINAS

1.    Todas as doutrinas periféricas: Para conhecermos a Doutrina da Salvação, precisamos de doutrinas básicas que nos levam ate a Salvação. A Geografia nos leva a terra do Salvador, a Historia nos leva a historia de Jesus.

2.    Soteriologia a doutrina da Salvação: palavra soteriologia vem do vocábulo grego soteria e significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus.


III – ELA É O CENTRO DAS PROFECIAS

1.    Profetas sem colegiados: Poucos foram os profetas que tiveram um companheiro contemporâneo. Nem mesmo Elias e Eliseu trabalharam juntos.

2.    A linha editorial: Em tempos tão remotos, e tão distantes no tempo um do outro, se pode perceber que seguiram uma linha profética idêntica, pois eram inspirados pelo mesmo Espírito.

3.    A antecipação: Deus começou falaram da Salvação tão logo que começou a falar com a humanidade, lá do Éden já se sabia que da semente da mulher nasceria um para esmagar a cabeça de Satanás.

4.    As exatidões: Os profetas acertaram com exatidão o lugar do nascimento do Salvar, sua origem simples, sua obra, seu sofrimento, suas funções.

5.    O luxo dos detalhes: Profetizaram o que comeria: ‘Mel e manteiga. O aspecto fisionômico: ‘sem parecer e formosura’


IV – ELA É O CENTRO DA MISSIOLOGIA

1.    O labor primordial Missões: É levar a Salvação a povo que ainda não conhece a Jesus. Não é levar pão ao faminto, nem medicina ao enfermo, nem educação primaria a os mais carentes, isso é apenas uma ponte para granjear a Salvação.

2.    Por fingimento ou em verdade: (Fp 1.12-18) (Parafraseando) Paulo disse aos filipenses: Quero que fiquem sabendo que a minha prisão, contribuíram para a propagação do evangelho. Minhas prisões serviram de testemunho em todos os lugares. Até serviu de animo para os pregadores falar a Palavra ousadamente, sem medo. Alguns pregavam o Cristo por inveja de Paulo (se ele prega, eu também prego) outro de boa vontade. Uns pregam por interesse pessoal, outros por amor. O importante é que de alguma maneira seja pregado ate por fingimento ou por verdade, por maus ou por bons motivos.

3.    Mesmo que seja trilhando no lagar: Gideão no dia que tratou de salvar um pouco de trigo dentro de um buraco escondido dos inimigos. Deus viu isso do céu e se moveu, mandou anjo, disse isso sim que é atitude de valor. Só esse tipo de atitude é vista e considerada pelo Senhor. (Jz 6.12) Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente.


V – ELA DEVE SER O CENTRO DA NOSSA CONFISSÃO

1.    Pode até conquistar o mundo todo: Mas não é o propósito de conquistar títulos acadêmicos e riquezas. O propósito é salvar a sua alma. (Mc 8.36) Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?

2.    Tomarei o cálice da Salvação: (Sl 116.13) Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Uma expressão bem moderna seria eu colocarei a camiseta de Jesus Cristo.

3.    O amor de Cristo nos constrange: (2 Co 5.14) Pois o amor de Cristo nos constrange. Ele nos amou tanto, nos perdoou tanto, que não podemos ficar calado diante de tanta bondade.

4.    Manter firme nossa Confissão: (Hb 4.14) Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.
Fonte: Palavras proféticas e Promessas

Nenhum comentário:

Postar um comentário