quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CLAMANDO A DEUS DESDE A BASE DA ANGUSTIA


CLAMANDO A DEUS DESDE A BASE DA ANGUSTIA





(Salmos 120.1)


Na minha angustia clamei ao Senhor, e Ele me ouviu.


Preâmbulo: Abordaremos na ocasião um tema de que todos padecem chamados angustia todos os serem humanos sentem angustias, inclusive os salmistas. Mas vamos ver o que eles fizeram e  escreveram sobre a angustia. Os salmistas souberam passar por elas e saíram vitoriosos, eles nos escreveram suas experiências e nos deixaram à receita.

Mas realmente o que é a Angustia? Chamamos de angústia a sensação psicológica, caracterizada por abafamento, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na modernapsiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticosMas não estou aqui para dizer o que fala a psiquiatria, mas sim o que diz a Palavra de Deus.

A angústia sempre precede algo ruim, um acontecimento, uma ocasião, uma circunstância, ou através de lembranças traumáticas do passado.


I – NA ANGUSTIA DOS SALMISTAS – A RECEITA INDICADA

1.    Salmo 4.1 Responde-me quando clamo ó Deus da minha justiça; na angústia, me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. É normal o homem sentir angustia, só não é normal se conformar com ela.

2.    Salmo 18.6 Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos. Estas palavras dos salmitas, não era um pedido de livramento, mas uma resposta do que ja haviam vivido.

3.    Salmo 31.7 Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma. Tendo esta certeza que Deus conhece as tuas angustias, pode descançar nele que a saida ele te dará.

4.   Salmo 32.7 Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento.

5.    Salmo 54.7 Pois me livrou de todas as tribulações; e os meus olhos se enchem com a ruína dos meus inimigos.

6.   Salmo 59.16 Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.

7.    Salmo 86.7 No dia da minha angústia, clamo a ti, porque me respondes.

8.    Salmo 108.12 Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem.

9.    Salmo 119.92 Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.

10. Salmo 119.143 Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, os teus mandamentos são o meu prazer.

11.Salmo 138.7 Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva. Que promessa linda essa de ser refeito, restaurado, reconstruido, ao sair da angustia.


II – DEUS SE MOSTRA MAIS ATENCIOSO

1.    Salmo  9.9 O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação. Isso fala de – um lugar – onde podemos nos refugiar. É como aqueles abrigos anti-aéreos; como uma caverna em uma rocha onde podemos nos refugiar da chuva, vento e inimigos. Muitos têm feito das pessoas, dinheiro, status, emprego, seu refúgio; por isso há muitas pessoas decepcionadas e frustradas. Só Deus é o nosso refúgio.

2.    Salmo 37.39 Vem do Senhor a salvação dos justos; ele é a sua fortaleza no dia da tribulação. Isso diz respeito a nossa certeza e convicção de que Deus nos protege dos perigos desse mundo, tanto o espiritual como o visível. Isso nos dá segurança, tranqüilidade. Não precisamos viver com medo de sair às ruas.

3.   Salmo 46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulaçõesQuase não sabemos nada de Refugio, pois nunca foi necessario ir para la, mas Jesus é o nosso Refugio hoje (Is 32.2) Cada um servirá de esconderijo contra o vento, de refúgio contra a tempestade, de torrentes de águas em lugares secos e de sombra de grande rocha em terra sedenta.

4.    Salmo 60.11 Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. Só não tem auxilio do Senhor, quem espera receber do homem do algum socorro, alguma ajuda.

5.   Salmo 91.15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Este Salmo é o mais conhecido de toda a Biblia e contem uma grandiosa promessa: Estarei com ele na angustia.


III – QUE FAZER NO DIA DA ANGUSTIA

1.    Invocar ao Senhor: (Sl 50.15) Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Não estamos recomendando um terapeuta, mas que busques ao Senhor.

2.   Procurar ao Senhor: (Sl 77.2) No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa consolar-se. O salmista não procurava uma cartomante, o salmista não procurava alguma droga, o salmista não procurava algum parente, ele procurava o Senhor.

3.    O que não deves falar: Que tem vontade du sumir, de morrer. Não deve confessar coisas negativas. Não deves buscar outro angustiado para chorar. Busque alguem neutro, que estaja forte, que saberá te dar um conselho e poderá orar por ti.

4.    Salmo 107.6,13,19, 28 Quatro versiculos iguais num mesmo capitulo: Uma verdadeira receita para nós: Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. Não deixe para buscar ajuda no Senhor de ultima hora, mas se ja te encontras na Angustia, desde essa base, podes ainda tirar bastante proveito clamando ao Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário