quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O MONTE



Um dia você estará no monte. Onde tudo é lindo e  maravilhoso. Lá você conseguirá ver por onde passou e então glorificará o seu Deus por tê-lo amparado todos os dias. No monte a visão é diferente, ampla, você olha e diz: verdadeiramente Deus esteve comigo e não me desamparou. O meu DEUS é fiel. ALELUIA.

Ê X O D O 19: 3-6.

3 E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

     
  Moisés sobe ao monte para falar com Deus, e o Senhor lhe instrui quanto a mensagem que deva falar ao povo de Israel. Deus chama a memória do povo de Israel quanto sua situação do passado, e o poder de Deus de livrar seu povo da escravidão do Egito.
     O Senhor os ensina a guardarem Seus mandamentos, e que o próprio Deus os separará para serem povo santo.
     Este fato aconteceu a mais ou menos 3.400 anos atrás, e Deus o deixou registrado na Bíblia para nós meditarmos sobre este texto.
     Em primeiro lugar Deus se apresenta a Moisés em um monte, em segundo lugar Moisés se encontra sozinho, e em terceiro lugar Moisés enfrentou dificuldades em subir ao monte.
1º) Deus se apresenta no monte para se revelar aos seus servos.
     Deus pode falar aos seus filhos em qualquer lugar, no monte, no vale, no trabalho, em casa, a noite, de dia, acordado ou dormindo, porém tem momentos especiais que o Senhor procura lugares especiais para se revelar. O monte tem um significado: estamos mais pertos dos céus, dos lugares altos das regiões celestes. A Bíblia nos ensina que o monte é um lugar de bênçãos, um lugar de edificar altares ao Senhor, lugar de sacrifícios, lugar de segredos e mistérios particular de Deus e seu servo. Espiritualmente falando Deus quer nos levar as alturas, quer que cresçamos espiritualmente, quer que cheguemos a estatura de Cristo, quer nos fazer voar como águias. Somente quando chegamos a uma altura espiritual madura poderemos ter revelações de Deus.
2º) Moisés se encontra sozinho para se encontrar com Deus.
     Moisés ao subir no monte é instruído por Deus em vir sozinho. Qual a razão que Moisés fica sozinho com Deus? Devido os seus companheiros não estarem preparados para receber a Glória de Deus, devido a falta de santidade, de amor, de fidelidade, de intimidade e comunhão de seus amigos. Também é sozinho que se pode abrir o coração e rasga-lo diante do Senhor. É sozinho que você se despe e tira as sandálias dos pés, é sozinho que você tira a mascara da religiosidade, do legalismo; é sozinho que você não precisa ensaiar o que dizer ao Senhor, seja palavras bonitas ou difíceis, pois no silêncio do monte o que diz mais alto é o coração. Quantas vezes os púlpitos estão recheados de jargão evangélico, palavras que na realidade não expressam a verdade do coração, da alma e do espírito. Deus quer que quando formos orar, como Jesus nos ensinou, fechamos a porta do quarto e em secreto rasgamos o nosso coração perante Ele, e falamos tudo que nos incomoda, nos atrapalha, nos preocupa, confessamos nosso pecado, enfim tudo aquilo que somente sozinhos teremos a sinceridade de fazer.
3º) Moisés enfrentou dificuldades em subir o monte.
     No texto bíblico pode parecer que não houve dificuldades em subir o monte, mas se formos analisar a idade de Moisés, o tempo de subida ao monte, o tempo que esteve no monte, o tempo de jejum de 40 dias, o tempo que ficou antes de subir ao monte (o deserto, as afrontas, as guerras, a revolta do povo); então veremos o quanto foi difícil subir ao monte. Da mesma forma devemos saber que para subir ao monte, para estar com Deus existe dificuldades. As dificuldades são inúmeras, encontraremos pedra no caminho, espinhos, ficaremos cansados, pensaremos em desistir, estaremos no deserto, mas temos que ser perseverantes e saber que Deus nos dará asas como águia para chegarmos no nosso destino. Quantos são os que estão no deserto, porém é o deserto que antecede a subida ao monte (veja verso 2 do capítulo 19 de Êxodo), após a etapa do deserto é o momento de subir ao monte. Satanás fará o possível para não deixar você subir ao monte de Deus, usará de todas as armas para lhe parar, porá obstáculos na subida, o caminhar poderá ficar até mais pesado e difícil, mas do alto do monte o Senhor estará lhe observando e pronto para vir ao seu socorro, quando você se sentir em apuros é hora de levantar os olhos para o monte, é de lá que virá o seu socorro (Salmo 121). 
     Suba o monte. Deus quer falar com você, Deus quer se revelar a você, Deus quer que você tome posse de seu lugar nas regiões celestes.
     Suba o monte. Deus quer que você se santifique mais, que você tire as sandálias dos pés e a mascara do rosto, Deus quer que você o busque mais vezes sozinho.
     Suba o monte. Mesmo com dificuldades, mesmo com lutas, mesmo ferido e abatido, pois Ele lhe diz: 
"Eu Sou o Senhor teu Deus, que te toma pela tua mão direita e te digo: Não temas, Eu te ajudo".
(Isaías 41:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário